domingo, 14 de junho de 2015

Os planetas e as caracteristicas que os distinguem

  • Todos os planetas do Sistema Solar rodam em torno do seu eixo e em volta do Sol.
  • O tempo de uma rotação completa de um planeta chama-se Período de Rotação:
                Maior tempo para completar uma rotação <----->Maior período de rotação
  • O tempo de uma translação completa de um planeta chama-se Período de Translação:
          Maior distância do planeta ao Sol<->Maior tempo para completar a órbita<->Maior período de translação <->Menos voltas ao Sol
  • As características próprias de cada um dos planeta do Sistema Solar:


sábado, 13 de junho de 2015

Sistema Solar- O que são asteroides, cometas e meteoroides?

  • Os asteroides são pedaços de rochas que se movem em torno do Sol. Na sua grande maioria formam a cintura de asteroides, que se situa entre Marte e Júpiter.
  • Os cometas são pequenos corpos gelados que têm órbitas muito alongadas. Quando passam perto do Sol tornam-se visíveis. São constituído por núcleo, cabeleira e caudas.
  • Os meteroides são pedaços de rochas que se movem em torno de um espaço interplanetário. Quando caiem na Terra, os mais pequenos chama-se meteoros, e os maiores meteoritos.
















Sistema Solar




  • São oito os planetas primários do Sistema Solar, que podem ser classificados:
          - quanto à sua constituição, em rochosos, terrestres ou telúricos - Mercúrio, Vénus, Terra e Marte - e gasosos, ou gigantes gasosos-Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno;
          -quanto à sua localização, em interiores, os quatro primeiros a contar, e exteriores, os quatro últimos, estando separados pela cintura de asteroides.
  • Todos os planetas têm movimentos de translação à volta do Sol e movimento de rotação em torno do eixo imaginário.
  • Os satélites de planetas têm movimento de translação à volta do respectivo planeta, movimento de rotação em torno do eixo imaginário e acompanham os planetas no seu movimento em torno do Sol.

  • A massa de um planeta é maior do que a dos seus satélites.
  • Os planetas anões são semelhantes a planetas mas têm menor massa e a sua órbita não está totalmente livre de outros astros.
  • O sol é a estrela do Sistema Solar. É  o astro de maior tamanho e massa do Sistema Solar.
  • O Sol tem movimento de translação à volta do centro da galáxia Via Láctea e movimento de rotação em torno de um eixo imaginário.










Evolução do nosso conhecimento sobre o Universo

  • De acordo com a Teoria do Big-Bang, o Universo que começou com uma enorme explosão a partir de uma pequena massa densa e quente que se foi explodindo e arrefecendo.

Evolução do nosso planeta sobre o Universo




O Universo foi sendo imaginado de modo diferente ao longo dos tempos:
  • o modelo geocêntrico, defendido por Ptolomeu, considerava que a Terra estva em repouso no centro do Universo e que todos os astros se moviam à sua volta;
  • o modelo heliocêntrico, defendido por Copérnico e Galileu, considerava que o Sol ocupava o centro do Universo, movendo-se todos os outros astros, incluindo a Terra, à sua volta .












  •  Galileu foi pioneiro na utilização do telescópio(luneta) e efetuou descobertas que contribuíram para apoiar o modelo heliocêntrico.
  • Os telescópios são meios de observação dos corpos celestes que detetam a luz por eles emitida ou refletida. Podem ser:
               - telescópios óticos, se detetam luz visível, ou radiotelescópios, os de luz não visível;
               - telescópios terrestres, que estão no solo, ou telescópios espaciais, que orbitam a Terra.
  •   As agências espaciais têm programas, com missões tripuladas e não tripuladas e observatórios no solo que muito têm contribuído para a evolução do conhecimento sobre o Universo.
Resultado de imagem para agencias espaciais do universo














quarta-feira, 10 de junho de 2015

O que é a Esfera Celeste, o horizonte do lugar e Constelações?

Quando, em qualquer lugar da Terra onde nos encontramos, contemplamos o espaço que nos envolve, podemos observar uma cúpula esférica onde, durante o dia, parece mover-se o Sol e , à noite, parecem mover-se muitos milhares de estrelas cintilares.
                                                                                                                                     
A cúpula esférica é a parte visível da Esfera Celeste, uma esfera imaginária que rodeia a Terra. A superfície terrestre que vemos, e a partir da qual começa a parte visível da Esfera Celeste, chama-se horizonte do lugar.



As estrelas na Esfera Celeste- constelações
 
    Aos nossos antepassados, parecia-lhes que as estrelas que observavam na Esfera Celeste se agrupavam, formando determinadas figuras.
   Os grupos de estrelas que parecem estar próximas uma das outras e que, ligadas por traços imaginários, formam determinadas figuras no céu são designados por constelações.
   É importante notares que as constelações não são verdadeiros grupos de estrelas. As estrelas que se formam apenas parecem agrupadas quando vistas da Terra.
   Na realidade, as estrelas de uma constelação encontram-se a distâncias muito diferentes da Terra, mas nós vemo-las projetadas na Esfera Celeste como se estivessem todas à mesma distância da Terra e próximas umas das outras.